PROJETO TEATRO ESCOLA

Missão

Contribuir para uma Cultura de Paz através da Formação de Plateias Juvenis mais conscientes e engajadas no universo do Idoso.

Visão

Através da vivência de ações sócio-cultural-educativas proporcionamos aos jovens um  "encontro" com a Arte, no intuito de redirecionar o olhar da Juventude para com os Idosos e para a relação com suas Famílias. Colaboramos para a formação de um sujeito capaz de construir uma sociedade mais ética, responsável, sustentável, solidária e inclusiva. A partir da experiência vivenciada neste projeto o jovem pode vir a contribuir direta e/ou indiretamente para a Cultura de Paz.

ANNONIMOS

é um INVESTIMENTO

em nosso próprio

FUTURO!

Conheça os detalhes deste Projeto!

O Projeto Teatro Escola ANNONIMOS, no período de 2017 a 2019, foi Premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e contou com a Parceria da Secretaria de Educação do Ceará,

beneficiando 3.000 Jovens do Ensino Médio de 40 Escolas Públicas. 

PROJETO ANNONIMOS.jpg

 O Projeto 

Veja essa ideia na prática! 

 Formato  Projeto  Teatro  Escola  em  2020

Mediante o sucesso do Projeto Teatro Escola Annonimos, com impacto positivo e os feedbacks dos alunos, professores e servidores da Coordenação de Protagonismo Juvenil da SEDUC-CE, que participaram dos dois projetos realizados de 2017 a 2019, decidimos em 2020 abranger a FormAção de Plateia Juvenil e disponibilizar para as Escolas Particulares do Ensino Médio, 02 opções de Projeto Teatro Escola:

A Escola vai ao Teatro

Opção 1 

A Opção 1 proporciona aos alunos "Um dia de aula fora da Escola", quando esses jovens vivenciarão 04 Ações sócio-cultural-educativas no Theatro José de Alencar, um dos patrimônios culturais históricos mais bonitos do Brasil e que em 2020 comemora seus 110 anos. As ações que compreendem este projeto são: 1 - Visita Guiada; 2 - Sessão Annonimos; 3 - Conversa Aberta; 4 - Produção Textual. Neste pacote de ingressos está incluso translado ida/volta para o Theatro José de Alencar em ônibus com ar condicionado; Visita Guiada; Sessão Annonimos; Conversa Aberta; Lanche e Produção Textual (em parceria com a Escola).

1 - Visita Guiada

Os alunos conhecem a história do centenário Theatro José de Alencar (110 anos) e seus Espaços (Foyer, Jardins, Palco Principal, Porão, Anexo e Teatro Morro do Ouro), sob a orientação de profissional Monitor do Teatro. Duração de 40 minutos

2- Sessão Annonimos

Fruição estética e crítica do espetáculo teatral "Annonimos". Os alunos tem acesso a um espaço poético e multifacetado que remete ao quarto de um abrigo e a experiência quase real de uma visita a um Lar de Idosos.  Duração de 55 minutos

3 - Conversa Aberta

Bate-papo realizado entre a equipe do Teatro Novo e os alunos sobre o Processo de pesquisa e montagem, Tema, História do Grupo (55 anos), Trajetória da peça, Situação do idosos na atualidade e Colaboração da juventude em defesa do Idoso. Duração de 40 minutos

4 - Produção Textual

Realizada na Escola sob orientação do professor de redação, em forma de Narrativa e de acordo com as normas do ENEM. As melhores histórias criadas serão selecionadas para compor o livro "Varal de Histórias" em comemoração aos 15 anos da peça.

O Teatro vai à Escola 

Opção 2

A Opção 2 é destinada exclusivamente às Escolas que disponham de Teatro Italiano, com palco em dimensões mínimas de 4m de largura x 4m de profundidade, bem como disponha de um técnico de luz e equipamentos técnico de Luz, Som e Projeção de Vídeo. Esta opção contempla todas as Ações sócio-cultural-educativas oferecidas na Opção 1, exceto a Visita Guiada, posto que os alunos vivenciarão as atividades na sua própria Escola. O valores dos ingressos também são diferenciados por suas peculiaridades. 

Confira os resultados dos Projetos Teatro Escola

Premiados pela Secretaria de Cultura de Fortaleza 

1 - Conheça o Projeto Teatro Escola realizado em 2017

Clique na imagem e Confira!

Clique na imagem e Confira!

2 - Conheça o Projeto Teatro Escola realizado em 2018 / 2019

Empatia

Histórias

Diálogos

Teatro

Cultura

Aprendizado

Sentir

Lágrimas

Anônimos

Reflexão

Abraços

Risos

Emoção

Amor

Agende a sua Escola!